9 de setembro de 2009

Willie Nelson - Red Headed Stranger (1975)

Algumas pessoas me criticaram por eu querer postar aqui alguns albums que não pertencem necessariamente ao gênero "Rock", mas cara.. eu fico pensando, boa musica não enxerga fronteiras, ela esta espalhada em diversos estilos, eu me odiaria se por preconceito a este ou aquele estilo eu deixasse de conhecer algo bom, ou nesse caso.. ótimo;


Willie Nelson salvou a música country. Ok, talvez minha opinião seja meio extremista, mas ao menos ele manteve o estilo vivo por um tempo. Com o lançamento deste disco um tanto conceitual, "Red-Headed Stranger" , Willie virou as costas ao convencional e mostrou a todos que são não deviam se meter com suas visões. Este registro não comercial e teoricamente não vendável foi lançado pela Columbia... e logo de cara, transformou-se de um potencial fracasso em um enorme sucesso de vendas, Willie passou de apenas um compositor de sucesso para o status de gênio da música (Se alguma gravadora de hoje tivesse essa mesma chance, rsrs duvido que perderiam!).
Willie produziu e arranjou esta obra sozinho. Depois de duas décadas de trabalho duro em Nashville, ele finalmente venceu o sistema que tentava fazer dele uma espécie de cópia de Jim Reeves ou Eddy Arnold, e fez musica do seu jeito, como Willie. Sem arranjos de cordas sofisticados, coros harmonicos e influências pop. Apenas Willie, seu violão, alguns musicos selecionados, amplamente acustico, como Paul English, Jody Payne, e até Buck Meadows.
Um dos meus discos favoritos foi claramente inspirado neste classico, o quase desconhecido album de Marty Stuart, "The Pilgrim". Atualmente é muito mais dificil levar um album conceitual ás rádios, e mais ainda fazer com que chegue ás paradas de sucesso. É quase impossivel que um disco conceitual atual volte a fazer tanto sucesso comercial quanto "Red-Headed Stranger". Mas, ah... se alguém ao mesnos tentasse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário